TOCA A PESCAR
21.8.09

 

 
É mais difícil do que parece…
Com a grande variedade de canas existentes no mercado, hoje em dia a escolha certa é muitas vezes uma questão de sorte. Sem entrar em grandes detalhes vou tentar ajuda-lo para que possa depender menos da sorte.


O  surfcasting pode proporcionar-nos momentos únicos..
 
Primeiro deve ter em consideração o tipo de pesqueiro onde vai pescar com mais frequência.
Algumas questões que deve ter em mente:
.
É uma praia com fundo rochoso e algas ou fundo de areia?
A que distância é necessário lançar para encontrar o peixe nessas praias? 
Qual a técnica de lançamento que vai utilizar?
Que tipo de carreto pretende utilizar?
Que espécies são mais abundantes ou quais as que pretende capturar?
E, acima de tudo que cana é mais apropriada para si?

Uma cana capaz de lançar entre 150 e 180g é em normalmente suficiente para o surfcasting em geral. Mas é sempre uma boa aposta aconselhar-se com os pescadores locais. Pode ser que nessa zona predominem correntes fortes ou a presença de algas seja frequente. Neste caso chumbadas mais pesadas podem ser necessárias mais frequentemente, devendo-se por isso escolher uma cana mais forte.

Escolha uma cana com acção apropriada para a zona onde pesca.
Outro aspecto a considera é a técnica de lançamento que vai usar. Escolha uma cana de acordo com a técnica que usa.
Para o lançamento pendular, uma cana com mais de 4,20m torna-se bastante difícil de controlar.
Este estilo de lançamento em si é suficiente para “vergar“ a cana, não sendo necessário um arco grande. A ponteira da cana deverá também ter uma resposta rápida, para levantar a chumbada mais rapidamente.

Para executar o lançamento tradicional (de frente para o mar) uma cana mais comprida e mais flexível resultará em lançamentos muito mais longos.
 
O tipo de carreto que usa , bobina fixa ou bobina móvel também e bastante importante uma vez que o tamanho e o espaçamento dos passadores da cana devem ser diferente para os diferentes tipos de carreto.
Nós não temos todos a mesma constituição física. O seu físico tem um papel importantíssimo na escolha da cana. Alguns pescadores escolhem uma certa cana porque alguém famoso a usa ou lançou mais de 200 metros com a mesma. Essa pessoa famosa se calhar tinha 1,90m e pesava 120kilos, e passa a maior parte do seu tempo livre a fazer exactamente isso: lançamentos. Alem disso se a cana foi afinada ao gosto dele ,para lançamentos, nem se quer é eficiente para pescar. Se não conseguir vergar a cana não conseguirá obter distância nos lançamentos .
Se, como eu, você é de estatura media necessitará de uma cana com uma acção mais lenta e homogénea. Não tenha vergonha de admitir que não consegue vergar uma cana mais forte. Ao fazê-lo vai poupar a si mesmo a  desilusão, frustração e poupar dinheiro. Para não falar que apanhará mais peixe.
 

Compre uma cana que VOCÊ consiga vergar com a qual se sinta confortável a lançar.
A melhor maneira de saber se uma cana é indicada para si ou não é experimentar várias. Peça aos amigos para o deixarem fazer uns lançamentos com a cana que eles utilizam.
Por ultimo, o preço…
A palavra "Preço" está sempre na nossa cabeça quando procuramos uma cana. Tente ,se possível, evitar a opção mais barata. Estas canas na maior parte das vezes são um desperdício de dinheiro.
Compre uma cana fabricada por uma companhia conhecida.
Se não tiver dinheiro para comprar uma cana ultimo modelo não se preocupe. 

O rápido desenvolvimento de novas tecnologias e materiais significa que novos modelos estão constantemente a surgir no mercado. Como consequência a “Belíssima cana” que foi lançada o ano passado, custa agora muito menos. E continua a ser uma cana muito boa. Por isso procure nas lojas de pesca e na Internet por estas canas.
 
link do postPor tocaapescar, às 15:15  Comenta
 O que é?

TOCA A PESCAR
pesquisa
Pesquisa personalizada
mais sobre mim
Agosto 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20

23
29

30


pub
arquivos
pub
blogs SAPO